domingo, 22 de abril de 2018

Desafio Andino Dia 22 de abril de 2018 - Cusco

Dia livre em Cusco
Noite bem dormida e farto café da manhã. As 09:00 a apresentação da guia a respeito do passeio a Machu Picchu amanhã.   Tudo resolvido vamos passear. Atividades do dia: Conhecer Sacsaywaman e o centro histórico de Cusco.





Plaza d'Armas








Ruas de Cusco













Desafio Andino Dia 21 de abril de 2018 Andahuyalas - Cusco


Se achávamos que os problemas tinham ficado para trás o café da manhã mostrou que o dia seria longo. O hotel não se estruturou para atender todo o pessoal logo cedo e toda sua deficiência de infraestrutura ficou a mostra. Faltou tudo de talheres, pratos e xicaras até a comida propriamente dita. Os funcionários não sabem o que fazer e o caos se instala. Mais uma vez no Peru saímos sem o desayuno correto e pago.
Fomos para a estrada para os 322 km até Cusco, tudo asfalto, temperatura de 6°C e depois de uma chuva ao amanhecer a pista estava úmida mas a paisagem era belíssima com as encostas bem aproveitas com seus muros de pedras e platôs dando uma característica toda particular ao local. Animais na pista como sempre e vamos progredindo, papo rádio descontraído e o Luis pergunta ao Chapéu  quando ele voltará a Andahuyalas, que não nos deixou boas lembranças, e a resposta é um sonoro ‘nunca mais”. Pois bem com 58 km rodados uma arvore caída na estrada nos parece consequência da chuva mas  logo a frente o trânsito para. Vamos averiguar e tem muita gente na pista, pedras em profusão e as informações contraditórias. Vou até um primeiro grupo e tento me comunicar e identificar a liderança para saber realmente o que esta acontecendo. Moral da historia. Os locais estão protestando contra a cobrança de pedágio na estrada e estão esperando alguém do governo para negociar. Uns dizem que a estrada ficará fechada o dia todo, outros que daqui a uma hora será liberada. O pessoal do nosso grupo vai ampliando as informações e com a chegada de três policiais a situação fica mais clara. Os policiais informam que existem outros bloqueios e que a alternativa é retornar a Andahuyalas e pegar uma estrada para Huancabamba e de lá outra pata Tintay de onde acessaríamos a carretera para Abancay já na nossa rota programada. Sem outra alternativa razoável vamos nós novamente para a cidade que o Chapéu disse que não voltaria nunca mais.
Pois bem orientações recebidas e navegação equacionada botamos o comboio para rodar e próximo a Andahuyalas paramos em um Repsol para abastecer e pipi stop pois não temos muita ideia de como será o dia. A única certeza é que vamos demorar a chegar em Cusco.
Vamos rodando e os GPS e Maps começam a trabalhar com informações conflitantes indicando caminhos não confiáveis ou a mandando retornar. Uma certa confusão quando de chegada a Huancabamba onde procurei informação com um local que não me passou segurança, de todos o GPS e telefones a única informação coerente era do Vitor e Paula e quando decidimos avançar uma picape, que também havia ficado retida no bloqueio, passa por nós e sinaliza para segui-los. Era o que faltava e lá vai o comboio atrás do peruano.
Pois agora começa uma nova aventura e sua história. Estamos na “Carretera Huancabamba a Tintay e seu piso de ripio, bem firmado e em condições razoáveis  nos permite o deslocamento sem maiores sobressaltos. O visual vai ficando cada vez mais belo com uma vegetação e formações rochosas espetaculares, uma curva e a Laguna Suytuccocha aparece e impressiona a todos, mais na frente um chuva leve e pequenas pedras de gelo atingem alguns carros do comboio, nada serio. Mais adiante um sitio de mineração no estilo bem tradicional, com as bocas das minas bem identificadas, um acampamento mineiro e já estamos a 4.300 mts de altitude mais uma vez com o visual da Laguna Pacchacocha. A paisagem continua bela e a estrada fica muito parecida com a da aventura do dia anterior, com algumas diferenças significativas. O tráfego era muito reduzido, não passavam carretas, cruzamos com dois caminhões e algumas vans que faziam o caminho também como alternativa ao bloqueio na PE3S. Muitas fotos e filmagens depois chegamos a Tintay e com uma descida íngreme chegamos a carretera asfaltada para prosseguir a Abancay e Cusco. O comentário geral da turma é que a estrada é maravilhosa e que valeu muito a pena a termos conhecido. Na minha avaliação é uma estrada que merece ser conhecida pelos pessoal off road.
No asfalto uma rápida parada no PetroPeru na chegada a Abancay e vamos enfrente para superar a cidade, sempre uma aventura para o comboio com 15 carros. Buzinando, dando umas fechadas e eventualmente avançando um sinal logo saímos da cidade e estamos na reta final para Cusco. Final de tarde e ainda a possibilidade de  belas imagens com os contrastes do sol contra as montanhas. Estrada em boas condições vamos avançando, pedágios a 3,90 Soles e logos após cruzar o Rio xxxxxx um controle policial sinaliza para que eu pare, rapidamente via rádio oriento a que todo o comboio para atrás e o policial se assusta e pergunta – Todos amigos? Resposta – Sim. Adelante e tem carro do comboio que nem chega a parar. Fica bem evidenciado que se o deslocamento em comboio tem alguns inconvenientes quanto a rapidez no deslocamento e nas paradas no quesito segurança o comboio supera tudo.
Noite fechada passando pouco das 20:00 horas e depois de inúmeras ultrapassagens via rádio diurnas e noturna chegamos a Cusco e ao Hotel José Antônio. Já conheço o hotel e a cidade e tenho certeza por aqui todas as nossas necessidades serão atendidas.
Rodamos cerca de 450 km e chegamos tarde mas temos a certeza de que valeu a pena.

Carretera Huancabamba a Tintay









PE3S Bloqueada em Kishuara


Siga o peruano

Que estrada 


Laguna Suytuccocha



Mineração