domingo, 15 de abril de 2018

Desafio Andino 14 de abril de 2018 - Mollendo - Ica

Dia com expectativa de muitas atividades que acabaram se confirmando.
Logo cedo todos prontos, carros arrumados já fora da apertada garagem e cade o "desayuno". O Hotel atendeu bem as nossas necessidades mas o café da manhã demostrou uma total falta de gestão. Um grupo de 30 pessoas esta hospedado no hotel e se vão sair todos juntos esta na cara que todos irão para o café ao mesmo tempo. Era no minimo esquisito voce ter 30 pessoas no salão de refeições e não esboçar nenhuma reação. Quando depois de algum atraso uma senhora entrou para colocar o café/agua quente na mesa era flagrante sua impotência em ter uma solução para o problema. Três pessoas trabalhando na cozinha e nada se resolve. Mais um tempo saem duas bandejas de suco onde fica claro que os copos haviam sido recem comprados porque alguns ainda estavam com código de barras. Resumo da opera. Desastre completo. Abandonamos o café e fomos para a estrada.

Estrada em boas condições, nova e bem sinalizada seguimos tranquilos até Matarani onde paramos para o primeiro abastecimento. Seguimos apos ainda pela PE1SD até Camana alternado belos visuais de deserto com o Oceano Pacífico nos acompanhando pela esquerda.

Passando Camana o movimento aumentou bastante e a estrada já não é tão nova e as emoções foram muitas ao fazer o comboio realizar muitas ultrapassagens das carretas na estrada cavada na pedra com alguns precipícios de fazer o pessoal se arrepiar. A quantidade de cruzes e pequenas capelas também nos alertam dos perigos da estrada. Começamos também a ver o estilo de direção dos locais e vamos nos adaptando a ele.

Muitos quilometros e pouco apoio pois os postos de serviço, diferentemente da Argentina e Chile, via de regra oferecem apenas o combustível e com alguma conversa conseguimos os necessários "banos" muita vezes em condições sofríveis. Em Nasca observei um posto com uma loja de conveniência chamada de "Tenda".

Vamos prosseguindo depois de algum tempo deixamos o litoral e partimos pelo deserto em direção a Nasca e a suas famosas Linhas de Nazca. Cidade grande mas que passamos com tranquilidade apesar dos "tuc-tuc" e das ultrapassagens pela direita, saída e entrada de pista sem sinalização. Um pouco depois de sair da cidade o voo de um avião monomotor denunciava a localização das linhas onde também existe um torre de observação. A quantidade de onibus no local e o adiantado da hora nos motivaram a prosseguir para evitar chegar a noite em Ica.

Tudo tranquilo observamos um belo por do sol e depois de cerca de 30 minutos já de noite escura entramos em Ica pelo acesso indicado pelo Maps, certamente o mais rápido mas que mostrava o lado negro da cidade. Pista ruim, lixo, entulho e uma profusão de tuc-tuc em um transito muito louco. Liguei então o meu sinalizados traseiro para ajudar o pessoal e fui em frente me lembrando dos tempos de visita a Assunção no Paraguai onde era escolhido como motorista pelo pessoal do esquadrão por ter o estilo mais parecido com os locais.

Por fim a navegação foi boa e chegamos sem maiores sustos a Hacienta San Juan. Um excelente hotel.





PE1SD-Trecho Matarani - Camana

Estrada muito nova


Vale do Rio Vitor




Ainda na PE1SD




Bela estrada











Rio Ocoña


Estrada apertada


Tráfego pesado




Se passar do muro..........

O que segura esta estrada?


Muitos faróis na costa

Algas marinhas


Tuc tuc aos montes