segunda-feira, 9 de abril de 2018

Desafio Andino - Dia 09 de abril de 2018 - Antofagasta - San Pedro de Atacama


Depois do susto de ontem ao chegarmos ao hotel e não ter a reserva confirmada, devido a um erro de comunicação interno deles, um bom café da manhã nos esperava. O NH Hotels de Antofagasta tem excelentes instalações, uma garagem adequada as nossas necessidades e muito conforto.
Deslocamento marcado para as 08:30 hs pois o trecho de hoje até San Pedro de Atacama não seria dos maiores, pouco menos de 400 km. Cricri precisava ir a uma farmácia e deu uma saída rápida e o Cláudio Veloz ainda a procura de uma gomeria para reparar o pneu furado. Luis Cimento foi com ele ao encalço mais não acharam. Via rádio estabelecemos então que eles esperariam o comboio sem a necessidade de retornar o hotel. Tudo arrumado montamos o comboio em uma perpendicular a Via Costanera que seria a nossa via de saída. Deslocamos bem, por vezes fazendo o comboio em duas filas para não ficar presos nos sinais. Tudo certo e passando um pouco das 09:00 hs já estávamos a caminho da Ruta 5.
Rodovias de pistas duplas, autopistas como chamam por aqui, movimento reduzido e logo estamos na Ruta 5, pagando o único pedágio do dia no valor de 1.800 CPL . Desde da saída da cidade não dá para passar despercebidas a existência de muita atividade de mineração. É uma atividade muito forte no Chile e agride bastante o meio ambiente. Vimos também muita sujeira presa em cercas próximas as estradas. Isso é uma constante pois com o vento forte qualquer descuido gera um lixo difícil de ser controlado.
Chegamos a Baquedano, um antigo entroncamento ferroviário e que herdou a tradição de se ruma área de apoio com instalações de banõs para os usuários de rodovia e muitos pequenos estabelecimentos para a venda de lanches e pequenas compras. Aproveitamos para comprar gelo, um pouco caro mais o que fazer? Comprar gelo no meio do deserto não pode ser barato. O Cláudio aproveitou a oportunidade e tentou mais uma vez consertar o pneu mas o borracheiro condenou o pneu e falou que não tem mais recuperação. Vai ser procurada uma nova solução. Por enquanto o estepe do Demir é a segurança.
Saindo de Baquedano ingressamos em uma estrada de terra que nos levaria direto ao Salar do Atacama e que era a interrogação do dia pois não sabia das condições da estrada. Bela surpresa pois embora de terra a  estrada atende uma movimentada atividade extrativista e além de movimentada tem uma boa manutenção permitindo um deslocamento do comboio com velocidades entre 90 e 100 km / h que não podia baixar sob pena de uma das varias carretas começarem a ultrapassar o comboio. Por volta das 12:30 tivemos de um ponto da estrada uma visão bem ampla do Salar e resolvemos dar uma parada para fazer um lanche pois apoio para tal não existia.  O pessoal estava preparado e rapidamente todos se resolveram de alguma forma.
Faltavam então 150 km até o destino que percorremos sem maiores dificuldades, no ripio até Peine e já no asfalta passamos Toconao e pouco depois das 15:20 estávamos adentrando San Pedro. Chegando ao hotel San Sebastian uma certa espera para acessar a garagem que ficou inteiramente tomada por nossos carros. Instalados  em suas habitaciones a maioria saiu para cambiar moeda, saber dos passeios e almoçar.
Em seguida posto as fotos.