quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

19º DIA USHUAIA


Para hoje temos o passeio de barco a Ilha dos Lobos, Farol e a pinguilera, esta bem próximo a Estancia Harberton que foi o berço da ocupação pelos europeus da região.

Cedo estávamos no cais para embarque no catamarã Maximus I . Belo “buque” com dois peisos e varandas com capacidade para 168 pessoas. Todos acomodados em suas poltronas e mesas aguardamos a saída para a primeira atração que seria uma ilha com muitos pássaros, em especial o “camoro”. Não sei bem ao certo se o nome correto e este mais o fato é que o pássaro quando parado ou andando sobre as pedras é muito parecido com um pinguim. A confusão se dissipa quando o bicho decola e a duvida fica por aí. Muitas fotos de vários ângulos e seguimos para a próxima atração que é um conjunto de pedras/ilhotas onde ficam uma grande quantidade de Leões Marinhos. Muitas imagens com um fio de cortar, principalmente quando catamarã se desloca. Ainda nesta posição um farol muito antigo também e fotografado de muitos ângulos.

Agora temos uma estirada de pouco mais de 01:15 até a pinguilera e a guia vai passando muitas informações sobre o Canal de Beagle, que com seus 250 km liga o Atlântico ao Pacífico por mares muito mais calmos. Embora mais segura a navegação deve ser feita com cuidado e um casco sossobrado chama a atenção. Na área passamos também por Puerto Willians, já em território chileno, sendo interessante o lembrete da guia para que os Argentinos colocassem seus celulares em modo avião para não pegar ligações internacionais.

O mar calmo faz a viagem acontecer de forma bem tranquila com muita interação entre todos os presentes. Interessante que por um momento tirei o casaco pois no interior da embarcação a calefação funcionava muito bem e um pessoal da Argentina pediu para que eu ficasse parado. De inicio não entendi muito bem pois pensei que estivesse empurrando alguém e procurei sair mais eles no no no. Aí entendi que eles queriam ver o mapa da logo da expedição que estava nas costas da camisa. Virei por uns momentos o “map men”. Para registro o argentino perguntou como anda Dilma? Resposta. Esqueci por 30 dias.

Depois do trecho de deslocamento onde todos lancharam chegamos a pinguilera e o catamarã abica suavemente na praia permitindo ótimas imagens. No inicio todos se acotovelando para o melhor ângulo mais a tempo para tudo. Ao final o pessoal já começa a voltar para o aquecimento da cabine e os pinguins continuam lá fora fazendo pose para fotos e filmagens. Um pequeno deslocamento e chegamos a Estancia Herberton onde um grupo desembarca para almoçar e continuar com outras atividades. Deve ser uma opção interessante pois o retorno ao Ushuaia é realizado em uns caminhões 4X4 muito bem arranjados, confortáveis e com um janelão panorâmico de primeira. Não sei quanto custa mais fica a dica. No nosso caso partimos para cerca de 02:00 de navegação até a volta ao Porto de Ushuaia. Muito papo, sono e ainda algumas poucas imagens. Passando pouco das 14:00 chegamos e cada um foi procurar o cardápio que mais lhe agradava. Asados, Centoia e Truchas foram os mais concorridos. Guilherme e Angela ainda foram para o parque da Tierra del Fuego pois ontem estiveram envolvidos na revisão do carro e o tempo ficou apertado. Muitos ficaram de ir ao Museu do Presídio, atração bem interessante e que dá uma visão bem geral sobre a região.

Agora é contar os pesos que nos restam, arrumar as malas pois começamos amanhã uma nova etapa em nossa expedição, ainda com muitas atrações, pelos lados do Atlântico. Vamos percorrer agora a Ruta 3 desde seu final no Km 3079 até o Km 0 em Buenos Aires. Haja chão. O Sylvio resolveu a pane no pneu mais permanecerá mais um dia por aqui, partindo em seguida.