terça-feira, 20 de setembro de 2016

Passeio Terras Altas da Mantiqueira

Realizamos no período de 16 a 18 de setembro um passeio pela região de Fragária e Vargem Grande, com uma passagem pela parte alta do Parque nacional de Itatiaia.
A atividade teve início com o encontro dos participantes na Casa do Alemão da BR-040 (Rio-Petrópolis) pois seguiríamos inicialmente pelo Arco Metropolitano em direção a Via Dutra. O roteiro era para evitar a possibilidades de transito pesado nos trecho inicial da Dutra.
Comboio formado com 5 carros saímos por volta das 14:30 hs faltando o Ivan/Cláudia/Natália/Letícia que seguiram pela Dutra e Miguel/Kátia que estavam já em Aparecida e irim se encontrar com o grupo na Garganta do Registro.
Comboio desenvolveu bem pelo Arco Metropolitano e Via Dutra chegando cerca das 16:30 hs no Graal Itatiaia para um rápido pipi-stop e abastecimento dos carros a gasolina. Perto das 17:00 hs reiniciamos o deslocamento agora com seis carros seguindo pela Dutra e logo acessando a BR-354 na altura de Engenheiro Passos. Começando a subir a serra um nevoeiro foi baixando e a temperatura também. Estrada em boas condições e com pouco tráfego chegamos logo a Garganta do Registro para a compra de queijos e guloseimas.
Já era noite quando acessamos a estrada para o parque de onde, depois de 8 km, no Brejo da Lapa, sairíamos  para os 6 km finais até a Pousada dos Lírios, localizada em Vargem Grande. Chegamos tranquilamente as 19:00 hs depois de muitos sacolejos devido ao estado da estrada.
Na pousada o Fernando nos esperava com um belo jantar e com a distribuição dos chalés fomos descansar pois as atividades para o sábado seriam muitas.
A noite com muita chuva e raios e trovões deixaram dúvidas sobre a programação mas ao acordar com o céu limpo e o sol aparecendo todos rapidamente se aprontaram para a ida ao PARNA Itatiaia.
De novo com o comboio arrumado na estrada tínhamos cerca de 13 km de percurso até a portaria (Posto Marcão) onde chegamos depois de algumas fotos para as atividades administrativas de  identificação do pessoal e pagamento dos ingressos. Só tivemos acesso ao Abrigo Rebouças para 6 carros e deixamos então o Jimny (Raphael/Fernanda/Mª Fernanda) no estacionamento.
A estrada até o abrigo esta muito deteriorada mas com os nossos possantes as dificuldades foram superadas sem maiores problemas.
No Abrigo Rebouças um breve parada para o pipi-stop e seguimos pela trilha para a base das Prateleiras. Ritmo lento para alguns e o grupo se divide com uns chegando até a Pedra da Tartaruga e outros ficando na saída da Travessia Rui Braga. Com o almoço na pousada marcado para as 14:00 horas iniciamos o retorno não sem antes fazer outra parada para um rápido lanche no Abrigo Rebouças e para os mais corajosos relaxar no açude próximo.
Retornamos para a pousada (16 km de estrada) chegando na hora para o gostoso almoço. No final da tarde uma chegada rápida a cachoeirinha dentro das terras da pousada e iniciamos nossa confraternização com queijos e vinhos. Muito papo, alegria e descontração até a hora do jantar.
No domingo o tempo esta novamente muito bom, céu limpo com temperatura em elevação. Café da manhã e acerto de contas para colocar o comboio na estrada agora na direção oposta, para um circuito off road passando por Fragária, Campo Redondo, Monte Belo, Santo Antônio do Rio Grande, Bocaina de Minas, Carlos Euler e chegando a divisa MG-RJ (Rio Preto) onde se inicia a estrada asfaltada passando por Falcão, Quatis e Floriano de onde acessamos a Dutra para um rápido almoço no OLA de Floriano, Em seguida o destino é Niterói.
Dados do passeio
Pousada dos Lírios - R$ 140,00 por pessoa/dia com café e jantar. Almoço R$ 30,00
Distancia total percorrida - 600 km
Estradas de terra/trilhas - 170 km
Estradas de asfalto - 430 km

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário