quarta-feira, 20 de agosto de 2014

6º DIA - MATEIROS

As atividades para o dia seriam intensas e logo cedo estavamos prontos para o café da manhã na Pousada  Panela de Ferro. Café simples porem bem gostoso, em especial o Mangulão, bolo de queijo com receita própria do José Roberto lá da pousada. Os demais bolos ainda quente também são muitos saborosos.
A primeira atividade seria a visita a Mumbuca, comunidade Quilombola a cerca de 30 km de Mateiros onde é possível comprar artesanato de Capim Dourado, muito bonitos e bem característicos da região do Jalapão. Aproveitamos a oportunidade e fizemos uma distribuição de cadernos escolares, trazidos pelo Orlando/Valéria, brinquedos e doces, levados por mim (Sergio) e aproveitando que a professora trouxe os alunos para cantar a já tradicional saudação de boas vindas aos visitantes fizemos uma rápida enquete a respeito dos melhores alunos, mais assíduos e etc para ganharem camisas e bonés do Niterói Jeep Clube. Foi uma atividade bonita que emocionou alguns dos presentes. O dia corria e lá fomos nós para a próxima atividade que seria conhecer o Fervedouro. Hoje existem vários fervedouros mais colhendo algumas opiniões tenho a impressão de que o que fica no acesso a Mumbuca é o mais charmoso. Paramos os carros e fizemos a curta caminhada já sob um sol escaldante e ao chegar lá não tinha ninguém para nos receber. As instalações estavam lá como sempre, o artesanato para vender também porem não tinha ninguém lá. Fizemos nossa própria organização limitando o nº de pessoas na água, tocando um revezamento entre os interessados e aproveitamos bem o tempo lá. Com o adiantado da hora arrumamos tudo e fomos aos carros para o deslocamento para a Cachoeira da Formiga, no acesso a estrada principal sai um cara correndo e para o comboio para a cobrança da entrada no Fervedouro. Eram R$ 10,00 por pessoa e falei que cada carro iria informar quem tomou banho para fazer o pagamento. Ele tentou argumentar que que foi para ver ou tirar foto teria que pagar também e contra argumentei que quiséssemos poderíamos passar direto e ele ficaria sem nada e que o correto era cobrar só de quem tomou banho. Ele aceito e sai fazendo a cobrança carro a carro. Para a cachoeira da Formiga uma peque na trilha de areia porem bem compactada não trouxe maiores dificuldades e chegamos rápido para pagar os R$ 20,00 por pessoa para o banho. Preço meio "salgado" embora a cachoeira seja belíssima e possa ser desfrutada com um banho muito gostoso, inclusive com a água numa temperatura muito agradável. Já estávamos perto das 13:00 horas e tínhamos que ir almoçar no Rancho 21 onde já estava reservado o rancho. Comida caseira simples e em boa quantidade deixou a todos satisfeitos.
Voltamos então ao hotel para 30 minutos de intervalo para a saída para a atividade da tarde que seria o passeio as Dunas do Jalapão. Rodamos tranquilamente os 30 km de estrada até o acesso as dunas passando antes pelo Parque onde fomos bem recebidos pelo pessoal e informados que as atividades para os visitantes acontecem na própria cidade de Mateiros, tendo o parque apenas atividades administrativas.
Já no acesso o cadastramento de praxe a a contribuição espontânea para a liberação do acesso e lá fomos nós ate que 30 segundos após eu chamar atenção que o facão estava muito alto na trilha de areia e que o carro com maior dificuldade seria o Suzuki lá vem o aviso pelo rádio - Ficamos presos - Rápida reorganização e o André JPX chega para o apoio, juntamente com o Cláudio e Orlando mais que realmente puxa o Suzuki é o Lúcio, o colocando em condições de pular para a trilha mais a esquerda que estava em melhores condições facilitando a vidas de todos até a chegada ao estacionamento. Diferentemente da outra vez que aqui estive o lugar estava movimentado com um grupo de 16 turistas de aventura que fazem um percurso em uma caminhão preparado e acampando em diversos camping da região. Depois de uma leve caminhada e subida as dunas, agora bem balizada para evitar a utilização desordenada do local causando danos a tão belo lugar. Após muitas fotos e um belo por do sol retornamos para vencer a trilha de areia o que agora fizemos sem nenhum problema adicional. Voltamos mais uma vez a noite para os 30 km até Mateiros mais agora os areiões já são conhecidos e já estamos pegando o jeito e passando sem maiores problemas.
A noite arrumação dos carros, abastecimento e um jantar na Pizzaria do Carioca que nos atendeu sem maiores problemas.
Para finalizar o relato apenas a lamentar a necessidade do Jorge retornar para tentar sanar o problema no sistema de arrefecimento que já detonou duas ventoinhas em 4 dias. Depois uma avaliação ele e Evanilson sairam de Mateiros no início da noite para chegar a Palmas e no dia seguinte providenciar o reparo. Temos noticias de que chegaram bem e fizeram o reparo porem parece que o problema ainda não foi definitivamente resolvido.
Rodamos hoje cerca de 150 km exclusivamente em estradas de terra.