segunda-feira, 18 de agosto de 2014

5º DIA - PONTE ALTA DO TOCANTINS - MATEIROS

Bom o pernoite na Pousada Águas do Jalapão, café da manhã em ambiente agradável e atendimento atencioso, pena o desencontro quanto ao jantar e a não confirmação da informação passada via e-mail da aceitação de cartão para o pagamentos das contas. Nada que atrapalhasse mais fica o registro de que se tem que confirmar a informação passada pela pousada pois a comunicação interna é deficiente.
Carros já abastecidos fomos encher os galões reservas para qq eventualidade em Mateiros onde existe apenas um posto de abastecimento (Rally). Em seguida fomos providenciar o material para o churrasco e gelo para  as bebidas e também um borracheiro para a Ranger do André/Mª Lúcia que teve um pneu arriado. Tudo pronto passando pouco das 09:00 horas pegamos a estrada para Mateiros e nossa primeira atração seria a Cachoeira/Canion do Suassuapara bem perto de Ponte Alta. Estacionamos os carros e saimos para um pequeno trecho a pé que nos leva para dentro do rio. Como a descida é um pouco íngreme alguns desistiram mais quem desceu n]ao perdeu a viagem tendo oportunidade de belas fotos e um refrescante borrifo das águas que descem pelas paredes. Atração vista partimos para a próxima, a Cachoeira do Lajeado, que fica distante 2,4 km da estrada principal com o acesso feito por uma trilha de areia que já serviria de aquecimento para o que ainda estaria por vir. Na cachoeira uma gostosa massagem proporcionada por pq quedas d'água aproveitada pelo pessoal, sendo o Evanilson o que mais se divertiu. Novamente prontos para o retorno a estrada aproveito para fazer um registro do comboio cortando o Cerrado do Jalapão.
Próxima atração a Cachoeira da Velha com uma acesso de 30 km saindo da da TO-255. Aproveitando a oportunidade fica o comentário de que as estradas estão rapidamente voltando a apresentar condições apenas para veículos 4x4 porque longos trechos de areia inviabilizam o tráfego de veiculos comuns. Depois de um registro na ADTUR com os nomes dos visitantes e uma colaboração  espontânea do pessoal nas antigas instalações da Pousada Jalapão chegamos a Cachoeira de Velha que como não podia deixar de ser impressionou a todos. As passarelas continuam a ser utilizadas mais já se verifica a necessidade de uma manutenção mais rigorosa o que de forma alguma impede a apreciação da beleza local. Rapidamente nos deslocamos para a Prainha do Rio Novo onde chegamos por volta das 14:00 para o churrasco. Tudo rapidamente montado, apesar da escada de 104 degraus, aproveitamos a tarde no bate papo e com mergulhos refrescantes no rio. O gas acabou e o Alcyr tinha um reserva no carro o que permitiu a continuidade do evento. Pouco antes das 17:00 horas começamos a arrumar tudo e me impressionou a rapidez da faina.para que rapidamente percorressemos os 120 km que nos separavam de Mateiros. Pé na estrada e mais um belo por do sol no Jalapão com a noite chegando rapidamente, trazendo mais um ingrediente para onde os areiões e buracos já atrapalhavam bastante. Apesar de tudo evoluíamos bem até o carro do Jorge novamente apresentar um problema de super aquecimento. Não sabemos bem o porque mais novamente a ventoinha esta danificada e com uma manobra ousada ele andou rápido com um giro constante do motor para conseguir chegar a Mateiros e amanhã procurar alguma forma de minimizar o problema para de deslocar até um ponto onde a pane possa ser resolvida definitivamente.
Chegamos então as 20:30 a Pousada Panela de Ferro para um pernoite duplo para que possamos aproveitar mais as belezas da região.
Jantamos na pastelaria porque amanhã somente a pizzaria estará aberta e alimentação no Jalapão ainda continua sendo difícil.
Rodamos pouco mais de 230 km em 11:30 de jornada.























4º DIA – DIANÓPOLIS – PONTE ALTA DO TOCANTINS

Apesar das informações anteriores o time ainda não estava completo pois o Weber optou por dormir em Barreiras e sair hj bem cedo para estar aqui as 08:00 horas para sair com o grupo, sendo isso o que aconteceu.
Alvorada festiva pelo aniversário de dois participantes da expedição: O André JPX e o Orlando fazem aniversário hoje e o café da manhã  já começou com um parabéns para você. O Park Hotel tem boas instalações porém o local do café é acanhado e com um grupo de 24 pessoas tomando café ao mesmo tempo em um domingo pela manhã acabou deixando a atendente um pouco estressada e com pouca reposição do que acabava. Acabei tomando suco de minha própria reserva.
Havíamos decidido fazer um café da manhã e após o abastecimento, onde rolou uma certa preocupação por minha parte quando nos chegou a informação de que o Diesel S10 havia acabado e o frentista com certa má vontade não sabia dizer onde tinha outro posto. Os Andrés saíram então pela cidade e logo encontraram o combustível necessário. Os demais saíram a cata de carne, gelo e demais acessórios para um churrasco no campo. Com a informação de que a carne da cidade era “dura”, passada pela expedição anterior, logo que encontramos dificuldade em achar um bom corte optamos por comprar três costelas já semi prontas e outros três frangos assados, além de uma pacote de linguiça calabresa e pão francês. Tudo preparado nos deslocamos para a saída da cidade quando recebemos a informação de uma pane na Land. Evanilson vai lá e em 5 segundos resolve tudo. Vou a partir de agora considerar esta pane como característica do carro e não vou mais comentá-la. Se o Weber quiser aparecer nas notícias vai ter que arranjar outra pane.
Passando pouco das nove da manhã saímos então com um comboio de 11 carros em direção a Rio da Conceição, onde depois de 30 km por uma estrada asfaltada chegamos sem nenhum problema. Começa aí então a verdadeira Expedição Jalapão 2014 penetrando no cerrado do Jalapão querendo desfrutar de toda a beleza da região. Estrada de terra com piso bem batido, algumas costelas e poeira, que tentamos diminuir com o comboio se deslocando a baixa velocidade. O cerrado ainda pouco modificado é uma bela paisagem porem algumas áreas recentemente atingidas por queimadas deixam o registro do cuidado que devemos ter com tão frágil bioma. Andamos por cerca de 39 km até chegar a Cachoeira da Fumaça onde encontramos a ponte sobre o Rio Balsas bem danificada. Depois de uma avaliação resolvemos passar com cuidado e na outra margem do rio fazer o nosso churrasco. Organizamos a travessia que ocorreu sem problemas rendendo belas imagens. Preparamos então churrasco não só com o que tínhamos comprado mais também com a carne que o Weber trouxe. Com tudo no esquema fomos ver a parte baixa da cachoeira onde depois de uma descido um pouco acidentada fomos mais uma vez bridados por um espetáculo exuberante com a água descendo com força tornando impossível não ficarmos totalmente molhados mesmo sem entrar diretamente na água. Fotos para lé e para cá e retornamos ao churra. Mais tarde vamos a parte alta que também rende belas imagens.
As 14:30 horas levantamos acampamento para percorrer 24 km até a Cachoeira do Soninho onde ao chegarmos encontramos uma equipe do Instituto Chico Mendes que coincidentemente estava com uma rede pendurada levando a uma interpretação de que havia alguma relação com o nome do lugar. Descemos os cerca de 300 metros da estrada até a cachoeira com alguma emoção pois dois trechos estão com erosões bem grandes exigindo uma certa habilidade para passar sem danificar os carros. Tarefa bem feita e lá vamos nos agora para a Pedra Furada onde chegamos pouco antes do por do sol depois de registrar a passagem no Lajeado e por uma ponte provisória na estrada que lá esta pelo menos desde de 2009 quando vim ao Jalapão pela primeira vez. Pelo caminho algumas veredas, Morro da Cruz e um casal de Araras.
No início da noite chegamos a Ponte Alta e ao Águas do Jalapão onde após a distribuição dos quartos fomos informados de que o jantar proposto pelo dono da pousada e aceito por nós não foi providenciado nos deixando com apenas uma opção. Ir comer em algum lugar na cidade, sendo recomendado o Portal do Jalapão onde após um contato telefônico foi garantida a comida para os 22 que quiseram jantar.
Lugar simples e comida saborosa nos atendeu perfeitamente sendo ainda palco para mais um parabéns para você aos aniversariantes do dia.
Rodamos no dia cerca de 172 km passando pela Cachoeira da Fumaça e do Soninho, Lajeado e Pedra Furada além de um belo banho de rio.