terça-feira, 4 de março de 2014

3º DIA SANTA MARIA - MONTEVIDÉU (RU)

Acordamos cedo para o terceiro dia do passeio. O café da manhã foi simples, assim como todo o hotel mais atendeu as nossas necessidades para um rápido pernoite em Santa Maria. Pegamos a estrada que em seu início vai contornando a cidade mais o movimento neste domingo pela manhã era bem pequeno não atrapalhando em nada ao comboio.Logo estávamos na BR 287 e novamente os campos gaúchos eram a nossa paisagem pela direita e esquerda. Nosso destino inicial era Rosário do Sul onde chegamos com pouco mais de 142 Km rodados e paramos para um abastecimento e pipi stop. Em seguida pé, ou melhor, pneu na estrada e lá fomos nós para Santana do Livramento lá chegando pela BR-293 passando pouco das 10:30 da manhã. O André JPX estava com o contato de um jipeiro que havia comprado um de seus JPX e nos aguardava para receber uns pneus que o André trazia. Eu já tinha outra dúvida? Será que ele vai querer devolver o carro? Felizmente ele só estava por ali para pegar suas rodas e nos ajudou indicando um corretor de seguros para fazer a Carta Verde para o Jorge. Tudo resolvido quanto ao seguro João, André e Luis foram ao banco para tirar dinheiro e os demais agilizaram o abastecimento. Todos juntos passamos pela Polícia Federal a para dar a saída do Brasil e o pessoal que precisava do diesel S10 teve que achar outro posto. Resolvida a situação cruzamos a fronteira e fomos a DNI já no Uruguai para os tramites de entrada, tudo simples e rápido embora com muita gente fazendo o mesmo. Tentamos dar entrada nos carros e a informações que obtivemos era que mais para frente iriam ver os documentos. Estamos esperando até agora. Ainda na DNI fizemos o primeiro cambio de Reais para Pesos Uruguaios com a cotação de R$ 1,00 X $ 8,50.
Ja seguindo pela Ruta 5 logo passamos pelo 1º pedágio ($45,00). O relevo nos surpreendeu com uma paisagem bem semelhante ao do Cerrado com belas formações rochosas, pena que por pouco tempo pois o Pampa chegou de vez com pouca atividade agrícola e muito gado no pasto. Apenas como curiosidade existem algumas pontes com passagem para apenas um veículo mais com sinalização determinando quem deve ceder passagem. Passamos também por um parque de energia eólica ainda não funcionando, chegando então a Tacuarembó onde almoçamos por volta das 14:45. No cardápio um sanduba de milanesa.
Novamente na estrada passamos por Paso de Los Toros com mais de 500 km rodados no dia mais faltando ainda cerca de 250 km para a chegada em Montevidéu. Passamos mais um pedágio de $ 55,00 que não nos foi cobrado pois estavam em greve. Paramos em Flórida para um rapido pipi stop em um bem arranjado Posto BR e em seguida por Durazno onde em um parque público, o Parque de la Hispanidad ocorria alguma comemoração que envolvia muita gente, cavalos, motocicletas e carros adesivados.
A tarde já ia embora e a noite chegando quando passamos pelo 3º pedagio a $ 55,00 agora cobrado sem contestação. Como informação é possível pagar os pedágios em Reais sem maiores problemas.
Já estávamos perto de Montevidéu quando o Paulão pede abastecimento para seu carro, uma pena pois pouco antes tinhamos passado por um posto. Seguimos em frente e nada de posto,  pouco a pouco vamos entrado pelos suburbios de Montevidéu agora já na Ruta 1, com a luz de combustível acesa ele passa para o resto de gas no cilindro até que me confundo e saio da rota indicada pelo GPS, entrando pelo porto onde tranquilamente um posto de combustível nos esperava de braços abertos. Quem precisou abasteceu e seguimos para o Hotel Palladium não sem antes um tour pela cidade. Contato rádio direto passamos sem maiores problemas finalmente chegando ao hotel onde o comboio foi dividido com 4 carros seguindo para o Days Inn.
Desembarque das malas e fomos jantar perto em local indicado pelo pessoal do hotel. Panini's foi o restaurante onde saboreamos ótimos pratos. Já temos que nos acostumar com a quantidade de zeros nas contas que de início assustam um pouco mais fazendo a conversão correta se mostram apenas um poiuco mais caras do que as comumente encontradas no Brasil.
Agora e dormir para as atividades de amanhã


Fotos do terceiro dia do passeio.