segunda-feira, 3 de março de 2014

2º DIA - CARAMBEÍ - SANTA MARIA (RS)

Começamos o dia com uma alteração na programação para ajustar nosso horário ao do café da manhã no hotel que começava só as 06:30, conta fechada e conforme íamos nos liberando já partimos para o abastecimento e compra de  gelo. Finalmente as 07:30 o comboio iniciou o deslocamento ainda pela PR-151 para São Mateus do Sul nosso local de nossa primeira parada do dia. O dia estava bonito mais fazia um friozinho gostoso quando as 09:30 reiniciamos o deslocamento já na BR 476 e o acompanhamento já sinalizava que as dificuldades de ultrapassagens nas pistas simples iriam cobrar o seu preço ao final do dia.
Com a estrada bem movimentada seguimos procurando chegar logo a Santa Catarina onde tinha esperança de um movimento menor. Pegamos a BR 153 e tenho a quase certeza de ser pego em um radar de 60 km, aviso geral e acho que ficou só  para mim. Chegou Santa Catarina e o movimento de caminôes continua e aos obras também , fazendo com que as 12:30 parássemos em Três Pinheiros para um rápido almoço com "apenas" 300 km rodados dos 870 km programados. Seguimos em frente já na área do Vale do Contestado,onde fizemos uma rápida para para fotos no monumento existente próximo a um pequeno museu com um cemitério em alusão a história. No reinício do deslocamento contei o pouco que sei em relação ao fato histórico da Guerra do Contestado, que muito pouca gente conhece.
Do monumento seguimos até a divisa de SC / RS com o belo Rio Uruguai onde paramos em um mirante para fotos e um pipi stop em lojas de artesanato e lembranças. Saimos rápido pois teríamos que andar cerca de 250 para chegar a Panambi e ao Museu Militar ainda antes das 18:00 horas. Puxamos bem e fomos até surpreendidos com a desativação dos pedágios na BR 285 que fomos deixando para trás. Faltando pouco menos de 3 km para chegar ao museu para 30 minutos de visitação eis que no entroncamento de Panambi para Cruz Alta um carro da PRF embaixo do viaduto pega o Paulão em uma ultrapassagem não totalmente correta e o faz parar. Neste ponto o João, o André JPX e o André Shampo dão o apoio. Multa lavrada logo chegam ao museu para os minutos finais da visita.
Deixando o museu para trás vamos para a ultima parada em Cruz Alta para reabastecimento e lanche e de onde saimos pouco depois das 19:00 horas para os 60 km finais até Santa Maria. Um belo por do sol nos acompanhou e a chegada a Santa Maria já a noite foi liderada pelo André e Maria Lúcia que tinham o hotel no GPS. Chegamos então 20:50 com 845 km rodados no dia ao Hotel Ravas, bem simples mais que atendeu as necessidades pelo menos com um ótimo banho quente a todos. Fomos jantar no shopping próximo e na volta fiz a substituição de uma lampada queimada no carro.  













1º DIA - NITERÓI - CARAMBEÍ (PR)

Vamos iniciar mais um passeio pela América do Sul e você esta convido a acompanhar os relatos de mais esta atividade do Niterói Jeep Clube.
Começamos de maneira tradicional com a saída marcada para as 06:00 do dia 28/02 do Posto Ipiranga na Jansem de Melo. Todos a postos e na saída o André identifica a necessidade de pegar a antena externa do rádio e resolve dar uma rápida passada em casa, que por sorte fica bem perto. De qualquer forma o comboio sai e depois ele nos alcançara ainda na primeira parada que antecipamos para o Graal Embaixador e Resende devido a uma perda de tempo em decorrência de um incidente com um caminhão em Barra Mansa e a uma lentidão na passagem de uma obra que já dura séculos na área de Porto Real. Apenas para o registro o João e a Rosalice partiram antes do comboio para ter um tempo de resolver assunto particular em Sorocaba e em seguida se incorporar ao comboio.
Seguimos pela Dutra até Taubaté sem maiores percalços e depois pela Carvalho Pinto onde paramos apenas para pipi stop no Frango Assado. Já na estrada e próximo as 12:00 horas  o indicio era de que não iríamos conseguir tirar o atraso e que fatalmente a chegada em Carambeí seria já a noite. Na D. Pedro paramos em Itatiba para almoço e abastecimento de onde saímos as 13:25 com 504 km rodados. Passamos por Campinas  e por sorte um erro não nos trás mais atraso e pouco depois pegamos a SP-75 para Sorocaba. Passando por mais e mais pedágios chegamos a Sorocaba e o João pegou o comboio já na Raposo Tavares e finalmente estávamos com a equipe completa e a esta altura o que mais queriamos era andar rápido para evitar o noturno na chegada. A  estrada recém duplicada inicialmente nos ajudou mais quando chegamos ao trecho em obras perdemos tempo. Em Taquarivaí, quase saindo de São Paulo fizemos uma rápida parada já por volta das 17:00 horas e no reinício do deslocamento uma forte chuva nos pegou, sorte que foi rápida. Entramos no Paraná pela PR 151 passando em Sengés e a bonita estrada com um belo visual estava com muito movimento e com a chegada da noite e uma chuva leve reduziu muito a velocidade do comboio,  tornando necessária mais uma parada para abastecimento do carro do Paulão, que é a gasolina e um pipi stop geral. Daí em diante já com a noite fechada mais uma estrada com a terceira faixa para a ultrapassagem de veículos lentos chegamos finalmente a Carambeí onde o meu relacionamento com o GPS mais uma vez não foi o mais adequando sendo necessário que o Luis fizesse a aproximação final para o Hotel de Klomp onde pernoitaríamos. La chegamos as 20:45 com 1029 km rodados e só nos restava uma fome danada que fomos saciar em uma cantina próximo ao hotel onde mais uma vez fomos bem recebidos e saboreamos uma ótima massa.
Neste dia não deu tempo para as tradicionais fotos mais prometo postar alguma logo que possível.